terça-feira, 2 de novembro de 2010

Milton Otaviano - Uma carreira de Sucesso


Potiguar, 47 anos (16.12.1963), solteiro, morador de Natal, Milton foi árbitro durante 17 anos.

"Apitava pelada em Natal. Surgiu o curso e resolvi fazer". Milton fez o curso no ano de 1990 e em 1992 já estava atuando num clássico entre ABC e América. "O jogo foi no dia 4 de outubro de 1992", diz usando sua ótima memória.

No mesmo ano entrou para o quadro da CBF e já no ano seguinte fez sua estréia na série A do Campeonato Brasileiro. "O jogo foi Bahia e São Paulo, o trio foi Sidrack, eu e José Elias Guedes Gusmão".

No ano de 1995 entrou para o quadro internacional. Atuou em várias partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998. Os jogos mais importantes foram Colômbia 0 x 1 Argentina, em 12/02/1997 e Chile 3 x 0 Bolívia, em 16/11/1997. "O primeiro foi minha estréia em Eliminatórias de Copa do Mundo e o outro era um jogo que definia que iria à Copa de 1998."

No jogo Colômbia x Argentina o quarteto foi Antônio Pereira, Paulo Jorge Alves, Milton Otaviano e Carlos Elias Pimentel e no jogo Chile x Bolívia foi Sidrack Marinho, Teodoro Castro Lino, Milton Otaviano e Oscar Roberto Godói.

Se formos contar toda sua carreira, Milton destaca o primeiro e o terceiro jogo da decisão da Copa João Havelange em 2000, as finais da Copa do Brasil de 1996 e 2002, e o jogo entre Chile e Bolívia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1998.

O jogo inesquecível para ele foi um amistoso da Seleção Brasileira contra a Holanda disputado em Goiânia em 1998. "O árbitro foi o paraguaio Ubaldo Aquino e os assistentes Jorge Paulo e eu. Uma jogada marcou muito: o Amoroso fez um gol com a mão e nem o Ubaldo nem o Jorge Paulo viram. Eu que estava do outro lado do campo vi, levantei a bandeira, chamei o Ubaldo e falei que tinha sido com a mão, ele então anulou o gol." O Brasil venceu a partida por 3 x 1.

Quando não está bandeirando Milton gosta de curtir as praias de Natal, correr e jogar futebol. Gosta também de lecionar. Atualmente ele é instrutor do curso de árbitros da Federação Potiguar de Futebol e instrutor da FIFA.

Mas Milton gosta mesmo é de trabalhar como assistente de arbitragem, uma profissão que já lhe deu muitas alegrias. "A maior alegria que a arbitragem me proporcionou foi ter viajado muito e ter conhecido vários países e melhor, o Brasil inteiro", revela.

Fonte: Cartão Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário