domingo, 20 de junho de 2010

Fifa muda regra para amarelos

Nenhum cartão amarelo deixará algum jogador fora da final da Copa do Mundo na África do Sul, no dia 11 de julho. Para que as duas seleções finalistas não deixem de contar com seus jogadores na hora da disputa pela taça, a Fifa mudou a regra quanto aos cartões amarelos. Dessa forma, apenas uma expulsão na semifinal tirará um jogador da decisão em 2010, já que a soma de amarelos será zerada após a realização das quartas de finais.
Entre jogadores importantes que ficaram fora de finais em função de duas advertências consecutivas está o meia alemão Michal Ballack, que não disputou a partida contra o Brasil em 2002, assim como aconteceu com o zagueiro italiano Alessandro Costacurta em 1994 e com o atacante argentino Claudio Caniggia em 1990.
Antes da disputa no continente africano, os cartões eram zerados apenas ao fim da segunda fase. Dessa forma, qualquer jogador "pendurado" que recebesse um novo amarelo na semifinal acabava fora da partida mais importante da Copa do Mundo. Em 2010, um atleta só não poderá ser escalado na última partida do Mundial se for expulso no jogo anterior, ou seja, na semifinal.
Além de Ballack, Costacurta e Caniggia, o inglês Paul Gascoigne também poderia ter ficado fora de uma final na agora antiga regra. Na Copa do Mundo de 1990, o meia chegou a chorar em campo ao ser advertido no encontro com a Alemanha Ocidental, mas o fato é que a Inglaterra perdeu e não foi à final. Em 2006, o francês Zinedine Zidane jogou pendurado contra Portugal, mas passou ileso e pôde enfrentar a Itália na decisão.
Fonte: Site FNF

Nenhum comentário:

Postar um comentário